segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Circuitos elétricos

O circuito elétrico é formado por uma ou mais fontes de energia elétrica (geradores), fios condutores (por onde passa a corrente elétrica) e algum elemento de circuito como resistores (como lâmpadas). O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos pólos da fonte de energia, percorre os componentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia.

Dependendo da forma de associação dos componentes do circuito, podemos classificá-los em circuito em série e em paralelo. 

Circuito em série: nos circuitos em série, a corrente elétrica percorre um único "caminho" passando por todas as lâmpadas. Quanto mais lâmpadas estiverem instaladas em série, menos intensa será a luz emitida por cada uma delas, pois a energia fornecida pelo gerador é dividida entre elas.
Observando a figura podemos concluir que se retirarmos um das lâmpadas interrompemos a passagem da corrente elétrica.

Circuito em paralelo: Em contraste com o que acontecia no circuito em série, se retirarmos uma lâmpada do suporte, a outra lâmpada não se apaga, pois a corrente elétrica dividi-se, sem mudar a intensidade da corrente em cada lâmpada, como se existisse apenas uma lâmpada em todo o circuito. É por isso que a intensidade do brilho das lâmpadas no nesse circuito é maior do que no em série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário