segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Visualizações

Veja o modelo de DNA que fizemos no Laboratório:


Observe a correspondência entre as bases nitrogenadas e as cores das jujubas utilizadas:

Roxo - Guanina
Vermelho - Citosina
Verde - Timina
Amarelo - Adenina
Laranja - Uracila (esta só presente no RNA)

Tente observar que a ligação entre as jujubas verde e amarela é feita com um palito (o que representa uma ponte de hidrogênio), e a ligação entre a roxa e a vermelha é feita com dois (que representam duas pontes de hidrogênio). Também é importante atentar ao modelo de dupla hélice do DNA e ao fato de vermos o genoma, a fita-molde completando-o e o RNA.

Agora, veja esta imagem:



Nessa experiência, a substância amarela na parte de baixo é formada por banana macerada (ela é macerada para que se rompa a parece celular) e solução tampão (esta solução tem 5 ml de água, NaCl e detergente). A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídio das membranas biológicas, assim as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular -inclusive o DNA- fica disperso na solução. O sal, por sua vez, faz com que as moléculas que formam o DNA passem a não sofrer mais repulsão de cargas entre si, o que favorece a sua aglomeração. O líquido transparente é álcool gelado, que desidrata o DNA, assim este não fica mais dissolvido no meio aquoso. Além disso, o DNA tende a não ser solúvel em álcool, então suas moléculas se agrupam e tendem a subir para a superfície (pode-se observar na imagem) já que ele é menos denso que os outros constituintes celulares. A importância do álcool estar gelado é que, quanto mais gelado, menor a solubilidade do DNA nele.


Analise o simulador abaixo, que mostra em detalhes diversos processos que ocorrem no interior da célula, como a produção de proteínas, também mostra a estrutura do DNA e a sua replicação.

http://www.johnkyrk.com/aminoacid.pt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário